Doutorando em Teoria do Estado e Direito da Constitucional na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PPGD/PUC, Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Direito pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (2010). Atualmente, é Professor Substituto da Universidade de Brasília.
O artigo apresenta a descrição de uma disciplina oferecida na graduação em Direito a partir do estudo de casos com role play e seminários, aqui estruturado por meio da descrição da metodologia utilizada em sala de aula, passando por narrativas de experiências ocorridas em sala, até o apontamento de reflexões alcançadas quer por observações às dinâmicas ou por diálogos estabelecidos com os próprios alunos. A disciplina oferecida envolveu a discussão de temas relativos ao direito constitucional, sendo adaptada às condições estabelecidas pela universidade e necessidade dos alunos. Durante as aulas, com o exercício constante de construção e desconstrução de argumentos e teses, a partir da metodologia proposta, foi possível estabelecer reflexões acerca da necessidade de estranhamento do campo jurídico e relativização e desnaturalização de categorias jurídicas. O resultado foi a percepção de como o ensino do Direito pode estar estruturado e do potencial da pesquisa na distinção de três importantes fenômenos: como o campo jurídico é lido pela doutrina, como ele funciona e como os seus atores dizem que ele efetivamente é.
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